Revisão de férias: o que conferir antes de viajar.

Revisão de férias: o que conferir antes de viajar.

Revisão de férias: o que conferir antes de viajar.

A falta de manutenção pode acabar com toda a diversão. Confira algumas dicas do que deve ser feito antes de pegar a estrada.

A cena não é rara nas férias: um carro parado no acostamento, o capô aberto e a família chateada esperando o socorro. A falta de manutenção do carro estragou sua viagem. Não seja a pessoa que estragou tudo.

A mecânica do seu automóvel deve estar sempre em dia, não vale deixar para revisar o carro só quando for pegar estrada!

O primeiro item que pode ser checado é o estado dos pneus.

Esse é um processo simples, já que o próprio componente indica se ele ainda está em condições ideais de uso. Sabe aquele “calombinho” que fica no meio das ranhuras dos pneus? Com 1,6 mm de altura, quando ele está exposto, ou encostando no solo, é sinal de que a borracha já está desgastada no limite de aderência para um rodar seguro.
Além de checar a calibragem, é importante ver se ele está na validade.Pneu tem prazo de validade, sabia? Cinco anos a contar da fabricação. Depois desse tempo a borracha perde suas propriedades. E como checar quando ele foi feito? Na lateral há uma marca com quatro dígitos. Os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana em que o componente foi produzido. Exemplo: 0619 significa sexta semana de 2019.

Freios

Ainda que você siga o cronograma de revisões, alguns itens devem ser verificados com atenção sempre que você for viajar, já que o comportamento do carro na estrada é diferente do na cidade.

Os freios ocupam o topo da lista. Vale a pena revisar discos, pastilhas e qualquer outro componente relacionado à frenagem do seu veículo. Esse é um exemplo claro de cuidado que traz sossego para os viajantes e para o bolso do responsável pelo carro.

Fluidos

São itens simples, mas importantes: óleo de motor e transmissão, fluidos para freio, embreagem e direção hidráulica. Aproveite para conferir o estado dos filtros e a presença de vazamentos.

Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, vale a pena adiantar. Em carros flex, vale também checar como anda o reservatório de partida a frio.

O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção. Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as mesmas especificações do que já está sendo utilizado. Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.

Outros itens devem ser conferidos pelo motorista na revisão de férias do seu carro: o estado da palheta do limpador de para-brisa, por exemplo, que pode estar ressecada. O esguicho do limpador acrescido de um detergente próprio é necessário para tirar resíduos que vão grudando no vidro.

Dê uma conferida se a chave de roda, o triângulo e o macaco estão no porta-malas. As luzes de seta, de ré e os faróis devem estar 100% funcionais. Claro, o documento do carro e a carteira de habilitação devem estar em dia.

Não deixe para a última hora
O check-up de férias não deve ser deixado para última hora. Pode ser que a solução para uma questão encontrada não seja imediata. Planeje-se com antecedência e curta o tempo de descanso sem preocupações.

<< Voltar
Assistência
24 horas
0800 940 0300