Você sabe como funcionam os carros com estacionamento automático?

Você sabe como funcionam os carros com estacionamento automático?

Você sabe como funcionam os carros com estacionamento automático?

Para alguns motoristas fazer baliza é um verdadeiro sofrimento. A tarefa fica especialmente difícil diante das estreitas vagas em grandes centros urbanos e o pior, combinadas com uma agenda apertada e a correria da vida moderna.

Por isso, entre as tecnologias veiculares mais apreciadas e necessárias nos dias de hoje está o estacionamento automático.

Além de facilitar a vida do motorista, ajuda prevenir os pequenos acidentes e a organizar melhor os espaços de estacionamento nos centros urbanos.

O Estacionamento automático é um sistema eletrônico de manobra que calcula o espaço disponível na vaga e controla o direcionamento do volante para o estacionamento adequado.

A maioria dos sistemas utilizados atualmente não são completamente automáticos, mas, ao guiar as ações do motorista, transformam o estacionamento muito mais tranquilo.

De maneira geral são projetados para o auxílio ao motorista nas situações de baliza, ou estacionamento paralelo, mas já existem também projetos com estacionamento horizontal para auxiliar o motorista em vagas muito estreitas, como em garagens pequenas.

De maneira geral o sistema funciona da seguinte maneira: ao mover o carro para a posição de estacionamento um sinal sonoro avisa ao motorista o momento correto de parar o carro para o início do sistema de manobra. Com o carro parado o motorista muda a marcha do veículo para a ré e começa a soltar o pedal do freio. O sistema é então acionado, conduzindo a direção do veículo para o estacionamento correto na vaga selecionada. Quando o carro atinge o limite traseiro da vaga, um novo sinal sonoro avisa o motorista para a frenagem e a troca da marcha para a posição Drive. Quando o carro está completamente estacionado um sinal final avisa o término da operação.

A manobra acaba sendo, portanto, uma sequência de movimentos controlados pelos resultados encontrados pela central combinada à contribuição do motorista, que comanda os pedais de aceleração e freio. Uma forma de facilitar um momento que para muitos causa transtorno.

<< Voltar
Assistência
24 horas
0800 940 0300